Qual a importância da capa do livro na hora da compra?
Home #PapoComDaYukie Qual a importância da capa do livro na hora da compra?

Qual a importância da capa do livro na hora da compra?

por Yukie
293 visualizações
Vamos conversar sobre capas de livros?
Outro dia coloquei lá nos stories no Instagram uma enquete perguntando se vocês compram livros pela capa e a maioria compra sim, mas vocês compreendem o motivo disso?
Bem, vamos lá!
O ser humano, infelizmente, ama a embalagem, ama ver o “por fora” e se essa embalagem não está agradável aos olhos, o produto vai passar abatido.
É uma lógica triste? Sim, é. Porém a realidade.
E isso acontece com livros também.
Uma capa PRECISA estar comercial e agradável aos olhos dos leitores. Não adianta ter uma capa que agrade somente a editora ou somente ao autor. Precisa, em primeiro lugar, agradar aos leitores e esse é um dos motivos que sou sempre a favor de editoras ouvirem os leitores.
Quando uma capa “não bonita” é divulgada, leitor cai sim em cima, falando que não ficou legal e quantas editoras realmente ouvem os leitores? Quantos autores levam em consideração a opinião do leitor?
Como consequência, infelizmente, muitos leitores deixam de comprar o livro. “Ah, a capa original é mais bonita, vou dar um jeito e comprar o livro com a capa original”, principalmente quando pensado no preço. As vezes, importando um livro sai quase o mesmo valor que o livro lançado aqui na pré-venda (triste, mas real).
A questão é: se os leitores em geral estão reclamando de uma capa, OUÇAM! Repensem, porque não adianta o conteúdo ser maravilhoso se ninguém vai comprar porque à primeira vista, a capa não ficou atrativa o suficiente para chamar a atenção do leitor.
Tem editoras/autores que já compraram a imagem, já pagaram o capista, não quer mais um gasto, mas adianta querer economizar agora e não vender nada lá na frente?
“Ah, mas a autora aprovou”. Ok, mas não é ela quem vai comprar o livro, são os leitores!
Talvez eu esteja errada em pensar assim? Claro que posso estar errada, mas como sempre digo: é a minha opinião.
Vou adorar debater, caso discorde, porque é importante eu conhecer o outro lado da moeda.Enfim, me contem o que vocês pensam sobre isso, ok?

Talvez você goste

Deixar um comentário