A Síndrome E - Franck Sharko #01 - Franck Thilliez
Home Autor Franck Thilliez [RESENHA] A Síndrome E – Franck Sharko #01 – Franck Thilliez

[RESENHA] A Síndrome E – Franck Sharko #01 – Franck Thilliez

Por Ana Carolina
0 Comentário
A trama inicia nos apresentando o caso de Ludovic Sénéchal,amante de filmes antigos de 35 mm e de 16 mm, indo em direção a casa de um jovem, que após perder o pai, decide vender seus filmes, extremamente animado com as novas aquisições, Ludovic começa a assistir a vários deles até que então decide assistir a um cujo o rolo não está identificado e acaba revelando um filme macabro com cenas extremamente perturbadora, e que acaba o deixando cego.
É então que a história começa a se desenrolar, os capítulos são apresentados de forma intercalada entre Lucie Henebelle que é uma policial, mãe de gêmeas e ex-namorada de Ludovic e entre o comissário Franck Sharko, um policial que está afastado por conta do tratamento para curar a sua esquizofrenia, ele acaba sendo chamado de volta à ativa para ajudar na investigação do caso de cinco cadáveres que foram encontrados na França.
Uma ligação misteriosa vinda do outro lado do oceano, é o ponto de conexão entre o filme macabro com os assassinatos na França e outros que aconteceram há alguns anos no Egito.
São exatamente esses casos que unirá os dois policiais que estão a milhares de distância um do outro.
O livro possui capítulos curtos, o que faz com que a gente leia o livro todo de uma vez (pelo menos comigo foi assim), a trama é muito complexa, faz com que o leitor mergulhe no mundo das mensagens subliminares e em uma área que ainda é obscura para a medicina: o cérebro humano, o livro mostra como podemos ser facilmente manipulados, principalmente quando estamos em nossos momentos de lazer. O autor soube levar tão bem a trama que em determinados momentos nos questionamos sobre o que é realidade e ficção.
Franck Thilliez não deixou pontas soltas, a trama é cheia de detalhes de diversas áreas científicas e criminais. Eu nunca havia lido nada do autor nem do gênero e confesso que gostei e me surpreendi bastante, o livro em si é muito bom, o fim do epílogo nos deixa curiosos para partir para o próximo livro chamado Gataca.
Muitos, assim como eu, podem ficar perdidos em relação a ordem cronológica dos livros, vale lembrar que lançados aqui no Brasil pela Editora Intrínseca só temos, A síndrome E e Gataca, para fins de conhecimento e para quem interessar, segue a ordem:
Até o livro A Síndrome E, os protagonistas Franck e Lucie ainda não se conhecem, a partir daí, teremos os dois trabalhando juntos nas investigações. Se formos considerar somente os dois personagens, seria o terceiro livro, mas levando em consideração a série inteira, A síndrome E é o quinto livro da série e Gataca, o sexto…
1- Train d’enfer pour Ange rouge (2004) 1°livro de Sharko ; 2- La Chambre des morts (2005) – 1° livro de Lucie ; 3- Deuils de miel (2006) – 2° livro de Sharko ; 4- La Mémoire fantôme (2007) 2° livro de Lucie ; 5- Le Syndrome E (2010) – A Síndrome E ( Intrínseca – 2013) – 3°livro de Lucie e 3°livro de Sharko ; 6- Gataca (2011) – ( Intrínseca – 2013) – 4° de Lucie e 4° de Sharko ; 7- Atom[ka] (2012) – 5° de Lucie e 5° de Sharko
A capa do livro é muito bem trabalhada, a diagramação está impecável, não encontrei nenhum erro ortográfico, recomendo muito a leitura e torço para que a Editora Intrínseca traga para o livro todos os livros da série!
  • Capa
  • Diagramação
  • História
  • Personagens
  • Revisão
4.6

Ficha Técnica

Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Henebelle, tenente de polícia em Lille. Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia.

Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia. No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura.

Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo existente entre aquele rolo e a história dos cinco cadáveres. Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar.

Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.

Número de páginas: 368 páginas
Editora: Intrínseca
Classificação Indicativa: +16

0 Comentário
0

Posts Relacionados

Deixe um comentário