Home #PapoComDaYukie Você sabe o que é “diagramação” e a sua importância em um livro?

Você sabe o que é “diagramação” e a sua importância em um livro?

por Yukie
Você sabe o que é para que serve a “diagramação”?
Por definição do Dicionário Informal, significa:
“Diagramação (ou paginação) é o ato de diagramar (paginar) e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço limitado da página impressa ou outros meios. É uma das práticas principais do design gráfico, pois a diagramação é essencialmente design tipográfico. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. “
Ou seja, sabe quando você pega um livro, uma revista, um jornal ou qualquer coisa que foi “organizada” entre texto e imagem, principalmente? Diagramar é isso. É organizar para que esteja legível de forma coerente e “fácil” para o leitor.
Tendo isso como definido, vamos falar um pouco sobre diagramação de livros?
Outro dia, coloquei nos stories perguntando se gostariam de conhecer alguns livros “por dentro”, ou seja, como é o miolo do livro, as folhas, como foi impresso, mas antes de eu começar os vídeos (já que muita gente quer), decidi explicar um pouco o que é e o que levo em consideração quando vejo e “dou nota” em uma diagramação.
Não sei vocês, mas já pegaram um livro que tem a cada capítulo, uma imagem “de fundo” bem escura atrapalhando a leitura? Isso é uma diagramação “errada” para mim. Se tenho dificuldade de ler, já tem algo errado.
Ou então, pegar um livro com um tamanho de letra minúsculo, que para ler você precisa de uma lupa? Bem, isso também é algo bem errado para mim. Até mesmo quem faz livros com tipografia toda trabalhada, mas que para ler é uma missão impossível, preciso mandar para o farmacêutico ler.
São coisas assim que me fazem criticar a diagramação de um livro. Preciso que o livro esteja “fácil” de ser lido, não que eu precise ficar procurando uma lupa para conseguir ler ou que tenha enormes “vãos” de parágrafos para dar mais folhas ao livro, ou então, que eu precise rezar para conseguir ler em meio a escuridão da imagem de fundo….
Compreendo que, colocar imagem por exemplo, seja algo bonitinho, mas antes de ser bonito, precisa ser legível.
Da mesma forma que compreendo que as vezes o livro fica imenso e precisa “diminuir” a quantidade de páginas, mas colocar em um livro impresso, o tamanho de fonte ideal para um cartão de visita por exemplo, tornando a leitura cansativa é algo que me desagrada imensamente.
Há quem discorde de mim? Sim, com certeza.
Porém, eu como leitora, preciso conseguir LER meu livro. Enfim, se você discorda, me conta aqui o porquê. Amo de verdade saber a opinião alheia.
E logo solto o primeiro vídeo no IGTV com alguns livros que já li e acho que precisa melhorar ou que amo a diagramação.Fonte: DicionárioInformal

Talvez você vá gostar...

Deixe um comentário